Mais que câmeras: o novo olhar sobre a segurança em condomínios

A segurança é um dos pilares mais valorizados por quem vive em condomínios e vai muito além da proteção física. Ela também está diretamente ligada ao bem-estar emocional e à sensação de confiança dos moradores. A verdadeira segurança surge do equilíbrio entre uma infraestrutura eficiente e um ambiente acolhedor. Embora a proteção física seja essencial para evitar invasões, furtos e acidentes, ela sozinha não garante a paz de espírito. Afinal, a segurança também envolve a percepção: sentir-se seguro é tão importante quanto estar, de fato, protegido.

No estado de São Paulo, cinco condomínios são alvo de roubo ou furto por dia, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública. Nos primeiros três meses de 2025, foram registrados 475 casos. Os números impressionam e reforçam a importância de os condomínios investirem em formas de prevenção. Nesse cenário, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada. Nos últimos anos, os avanços foram significativos. Hoje, por exemplo, já é possível contar com portarias remotas, que funcionam à distância com monitoramento em tempo real. 

Além disso, recursos como câmeras de segurança, que podem ajudar, inclusive, em investigações, além de portões eletrônicos e sistemas de controle de acesso e alarmes, tornaram-se cada vez mais comuns. Essas ferramentas são capazes de influenciar a segurança emocional, proporcionando aos moradores mais tranquilidade, confiança e um maior senso de pertencimento. 

Proteger o condomínio e seus moradores não demanda apenas o uso da tecnologia; é essencial investir também na presença humana, com infraestrutura adequada, que consiste em segurança 24 horas, seja por meio de monitoramento remoto, presença física ou rondas, especialmente à noite. Contar com profissionais capacitados e bem treinados faz toda a diferença no dia a dia, pois eles estão preparados para agir com sabedoria em diferentes situações, tê-los por perto, faz com que os moradores se sintam realmente seguros. 

Em um cenário onde casos de roubos em condomínios são registrados com frequência em São Paulo, torna-se urgente revisar e aprimorar as práticas de segurança. Mais do que evitar incidentes, precisamos construir ambientes onde a tranquilidade, a confiança e a qualidade de vida sejam prioridades permanentes. 

*Por Harrison Pinho Júnior é CEO da Singular Serviços e Segurança em São Paulo e regional Sul