CRA-SP aborda os impactos dos carros elétricos na gestão condominial

Na próxima terça-feira, 18, às 18h, o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) realizará o evento “Impactos da demanda de carros elétricos na gestão condominial”, que irá debater debater os cuidados e os principais aspectos técnicos da implantação para este tipo de abastecimento elétrico em condomínios. 

A live, totalmente gratuita, será transmitida ao vivo pelo Canal ‘A Serviço da Administração’, no YouTube, e contará com a participação dos expositores Tadeu Azevedo, engenheiro, cofundador e CEO da Power2go; e Cristiano de Souza Oliveira, advogado e consultor jurídico condominial. A moderação será feita pela Administradora Rosely Schwartz, coordenadora do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios – GEAC do CRA-SP, responsável pelo evento. 

Por que debater sobre o assunto é importante?

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2023 foram registrados 93.927 emplacamentos, um crescimento de 91% em comparação ao número de vendas em 2022 (49.245). Além disso, somente no primeiro trimestre de 2024, a comercialização de eletrificados somou 36.090 veículos, batendo mais um recorde, com aumento de 145% sobre o mesmo período do ano anterior (14.786).

Para atender esse avanço é preciso pensar nas infraestruturas próprias necessárias para recargas nas residências, especialmente nos condomínios. Segundo dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas na cidade de São Paulo o número de moradores neste tipo de residência passou de 2.646.802, em 2010, para 3.349.996 pessoas, em 2022. 

Considerando tais transformações, no encontro os especialistas buscarão esclarecer aspectos jurídicos que os síndicos devem observar em seus projetos, bem como apresentar os cuidados na implantação de instalações para abastecimento dos carros elétricos, a fim de conscientizar os profissionais da área sobre o papel dos administradores na gestão de condomínios em um cenário cada vez mais tecnológico. 

Os participantes do evento terão direito a certificado desde que cumpram duas etapas: inscrição prévia na página do evento e a solicitação durante a transmissão ao vivo, por meio de um link disponível no chat do YouTube.