Pantone Summer 2025: como usar na sua casa

A Pantone, autoridade global em cores para as indústrias, acaba de lançar o Pantone Fashion Color Trend Primavera/Verão 2025, consultoria com previsão de tendências e cores que devem brilhar nas coleções Primavera/Verão 2025 do New York Fashion Week (NYFW). O relatório é um indicativo para a pesquisa mais esperada por designers e decoradores, quando o Pantone Color Institute anuncia a cor do ano. A seleção de tonalidades inspira projetos por todo mundo e podem ajudar a deixar a sua casa mais elegante e fashion.

De acordo com especialistas do Pantone Color Institute, as cores para a Primavera/Verão 2025 são inspiradas na harmonia do mundo natural. Imagine uma floresta tropical, com flores de cores vivas e brilhantes, tons médios terrosos, neutros atemporais das pedras, uma variedade de folhas verdes e o azul hipnotizante das águas. Na parte das cores, essa deve ser a inspiração da próxima estação, motivadas pelo desejo por autenticidade, otimismo e harmonia. Há ainda uma seleção de tons atemporais, inspirados pelo azul profundo, o granito, tons de ameixa e areia.

Como traduzir tendências na decoração

Quando o assunto é trazer mais cores e tendências para a decoração de um ambiente, os puxadores são uma opção para traduzir as referências em casa. Por exemplo, o Pantone Fashion Color Trend Primavera/Verão 2025  se inspirou na natureza, assim, Max Germano, Gerente de Design da La Fonte, recomenda apostar nos acabamentos rústicos, pedras brutas, tons terrosos que vão da terracota ao verde oliva, para trazer essa informação nos detalhes que fazem toda a diferença.

“A magia das pedras, por exemplo, pode estar nos puxadores das portas, a linha de puxadores Pierre, da La Fonte foi desenvolvida com revestimentos cerâmicos e pedras naturais, ideais para adicionar esses tons de forma elegante e orgânica à decoração, sem muita bagunça. São detalhes que impactam a decoração e a porta de entrada é a primeira coisa que uma visita vê ao chegar, porque não causar uma boa impressão desde o início? ”, explica Germano.

Os modelos Texture Pierre oferecem uma oportunidade de personalização, combinando a elegância do metal em diversos acabamentos – como, cromado, latonado, preto fosco – com uma ampla gama de revestimentos cerâmicos e pedras naturais. A pedra escolhida pode ser combinada com o tipo de acabamento desejado para compor um projeto único.

Equilibrando com seu estilo pessoal

Um ponto muito importante antes de repaginar a casa é observar como as tendências se relacionam com o seu estilo pessoal. A ideia é sempre equilibrar aquilo que você ama com as novidades que podem elevar a decoração para um novo patamar. Max Germano indica que é sempre uma boa ideia fazer um “mood board”, uma representação visual dos principais elementos e tendências do projeto, para buscar o equilíbrio entre a sua identidade com a nova decoração.

“Por exemplo, as cores, texturas e formas da natureza estão em alta, mas se a pessoa quer investir sem abrir mão de uma identidade mais urbana e industrial, é possível equilibrar os elementos investindo em puxadores mais clássicos e nostálgicos”, pontua o gerente.

Sustentabilidade sempre na moda

A inspiração no mundo natural é sempre bem-vinda, mas é preciso estar acompanhada da sustentabilidade e isso também vale para os projetos de arquitetura e decoração de ambientes, tanto na eficiência energética quanto na escolha por materiais ecofriendly. A sustentabilidade nunca sai de moda, e no mercado brasileiro a La Fonte se comprometeu a entregar os puxadores com cromo ecológico na fabricação, material menos agressivo ao meio ambiente e reutiliza água no processo de tratamento, tornando-se uma escolha ecoeficiente.

Com as tendências de arquitetura e design de interiores se renovando a cada instante, é importante prestar atenção naquilo que está sempre em alta: a qualidade e a sustentabilidade.