Especializada em consultoria tributária para revisão do valor do IPTU, a startup Desonera tem recebido cada vez mais solicitações de consultoria por parte de administradoras de patrimônios imobiliários, incorporadoras, síndicos e administradoras de condomínios.
A taxtech opera em todo o Brasil, destacando cidades como Guarujá, Praia Grande, Bertioga, além de Osasco, São Bernardo do Campo, São Paulo, entre outras. “Em geral, as pessoas que procuram a consultoria têm diferentes níveis patrimoniais, porém, o mesmo objetivo: reduzir o IPTU ou as dívidas dele decorrente”, destaca o advogado Eduardo Ribeiro, um dos fundadores da Desonera.
“É importante lembrar que o IPTU tem por objetivo arrecadar recursos para o desenvolvimento de projetos e serviços públicos”, enfatiza a engenheira e arquiteta, Natasha Ribeiro, CEO da Desonera. Ela destaca a importância de os contribuintes monitorarem o valor estabelecido pelas prefeituras locais, que têm autonomia para definir regras e alíquotas deste imposto. Porém, devido a diversos fatores, seu valor pode estar incorreto. Entre eles: valor venal dos imóveis, área construída, ano de construção e padrão de construção.
Estratégia multidisciplinar
Por meio de uma análise detalhada das informações do imóvel, a Desonera desenvolve estratégias para reduzir ou eliminar dívidas de IPTU, inclusive contestando valores cobrados de forma irregular, o que pode resultar na correção das cobranças e até em reembolso.
Para isso, a startup conta com uma equipe multidisciplinar que avalia o valor venal do imóvel, analisa notificações de lançamento para identificar possíveis erros, identifica casos passíveis de extinção da dívida de IPTU, como por prescrição, além de verificar e contestar cobranças de juros abusivos.
“Um dos nossos diferenciais é o ‘diagnóstico do IPTU 360º’, que, após análises financeira, jurídica e de engenharia, apresenta ao contribuinte as oportunidades de economia”, explica Natasha Ribeiro.
Assistência para isenções fiscais
A taxtech também oferece assistência para obtenção de isenções fiscais para aposentados e pensionistas, além de verificar e validar imunidades fiscais para organizações sem fins lucrativos e instituições religiosas, buscando a isenção de tributos indevidamente cobrados.”É importante ressaltar que a Desonera oferece um diagnóstico gratuito após uma reunião com o especialista, onde são avaliadas as oportunidades de economia e são apresentadas as informações sem custo”, acrescenta o advogado Gustavo Monteiro, diretor da startup.
Ele chama a atenção para outro diferencial da empresa: a aplicação de tecnologia avançada. “As análises de todos os dados são precisas e garantem resultados eficientes e eficazes”, afirma Monteiro.